Tergat, Jifar, Rop, Cheruiyot é a Meia de Lisboa

Robert Cheruiyot: vencedor da São Silvestre 2002 é um dos destaques da Meia de Lisboa (foto: Fernanda Paradizo)
Robert Cheruiyot: vencedor da São Silvestre 2002 é um dos destaques da Meia de Lisboa (foto: Fernanda Paradizo)

A mais importante prova realizada em Portugal, a Meia Maratona de Lisboa que acontece no próximo dia 16, é a mais rápida meia-maratona mundial. Entretanto, não tem suas marcas validadas pela Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF), visto, seu percurso possuir altimetria superior ao permitido pela entidade (declive ou aclive superior a um metro por quilometro), mas, mesmo assim sua 13ª edição atraíra grandes nomes do atletismo mundial.

A começar pelo recordista mundial de meia-maratona, o queniano Paul Tergat, que detêm as marcas (recordes) oficial (59:17) conquistado na famosa Stramilano, em Milão, e a marca extra-oficial (59:06) obtida em Lisboa no ano 2000.

Outros nomes de destaque são: o atual campeão olímpico da maratona, o etíope Gezahegne Abera e seu compatriota Tesfaye Jifar (quarto classificado em Lisboa no ano passado), além, dos quenianos Rodgers Rop, vencedor da Maratona de Nova York e Boston em 2002, Robert Cheruiyot, vencedor da Maratona de Milão no ano passado, e do sul-africano Josiah Thugwane, campeão olímpico da maratona em Atlanta, em 1996.

O português Antônio Pinto, atual recordista europeu da maratona é o principal destaque local na competição.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts