Artroscopia: entenda como o procedimento é feito nas articulações

Foto: Tanaboom/Fotolia
Foto: Tanaboom/Fotolia

 

Sofrer com problemas no joelho é algo comum a quem pratica corrida, a artroscopia é um procedimento cirúrgico muito usado em casos de lesões nesta área do corpo. O método permite olhar o interior de uma articulação além de seus ligamentos, cartilagens e extremidades, por meio do artroscópio – uma espécie de haste com uma câmera na ponta.

A ortopedista Ana Paula Simões esclareceu como funciona o método:

Para que serve o procedimento? 

A artroscopia pode ser usada tanto para diagnosticar – quando a pessoa está com uma dor no local e o problema não é identificado por exames de imagem, quanto para fazer alguma intervenção ou reparo nas articulações. O procedimento pode ser feito em ombros, tornozelos, quadris e joelhos, onde é mais comum.

Como é feito?

O artroscópio é inserido por meio de um pequeno corte na pele do paciente, o equipamento possui uma fonte de luz e uma câmara de vídeo em sua ponta. Dessa forma, o médico ou cirurgião pode acompanhar as imagens por um monitor. Comparado a outros métodos, a artroscopia é a menos invasiva e dolorosa, por isso seu processo de recuperação também é mais rápido.

Existe alguma contraindicação?

Em geral, o procedimento só não é recomendado quando a pessoa está com alguma ferida ou infecção próximo ao lugar onde o artroscópio passa.

Faça sua inscrição para a etapa São Paulo do Circuito de Corridas Caixa!

É preciso tomar algum cuidado após passar pelo procedimento?

– Ficar de repouso, para evitar forçar a articulação

– Quando feito no joelho: manter as pernas mais elevadas do que o resto do corpo por até três dias para evitar inchaço

– Aplicar gelo várias vezes ao dia, nos intervalos estipulados pelo médico

O método deixa apenas um curativo, por isso é possível, muitas vezes, sair andando sem ao menos a ajuda de bengala ou muleta. Alguns pacientes precisam fazer o tratamento com remédios via oral, para acelerar a recuperação e evitar dor.

Em média, qual o período de recuperação?

Na maioria das vezes no período entre 5 e 8 semanas, dependendo da gravidade do problema que levou à artroscopia, já é possível voltar às atividades físicas de menor impacto sobre as articulações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts