• Nutrição - Por que é tão importante tomar café da manhã todos os dias?

Por que é tão importante tomar café da manhã todos os dias?

Para algumas pessoas, não tomar café da manhã pode até ser natural e não trazer nenhum malefício. Mas, pular essa refeição influencia diretamente em como o organismo vai funcionar no resto do dia.

Um estudo europeu recente constatou que pessoas que iniciavam a rotina com o café da manhã e permaneciam seguindo esse hábito tinham menos marcadores inflamatórios no organismo, quando comparados com pessoas que não mantinham a frequência das três principais refeições do dia (café da manhã, almoço e jantar).

Para desmistificar o que devemos ou não consumir ao amanhecer, a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, responde às dúvidas mais escutadas no consultório.

Por que é tão importante tomar café da manhã todos os dias?

Por que é tão importante tomar café da manhã todos os dias?

Porque tomar café da manhã é tão importante?

Enquanto você dorme e descansa, o seu corpo continua trabalhando para garantir as funções básicas: respirar, manter a circulação e os órgãos em funcionamento, e também construir novas células e queimar gordura. Isso acontece por cerca de 8 horas sem que o seu organismo receba qualquer tipo de “combustível”.

Ao acordar, precisamos repor toda a energia usada pelo corpo durante o sono, para que possamos dar início as atividades do dia a dia. Por isso, a necessidade de quebrar o tempo de jejum com um bom café da manhã.

“Além de dar esse empurrãozinho para o nosso metabolismo, uma refeição matinal com boa qualidade de nutrientes favorece o controle da fome e da saciedade durante o dia, o que, a longo prazo, também contribui para o controle do peso”, explica Renata Guirau.

+ Confira qual será sua próxima prova!

O que precisamos ter à mesa para um bom café da manhã?

Segundo Renata, uma refeição matinal de qualidade deve conter diferentes grupos alimentares: uma fonte proteica (como leite, queijo, iogurte ou ovos), uma fonte de carboidrato complexo (pães integrais, granola, mandioca e batata doce) e uma fonte vegetal. “Geralmente consumimos frutas no café da manhã, mas, nada impede de utilizarmos vegetais diversos como espinafre, tomate, couve e até mesmo cogumelos”, completa Renata.

O pãozinho francês com café estão liberados?

“O pão é um tipo de carboidrato, e, a principal função dos carboidratos é fornecer energia para o corpo. Mas, existe uma diferença entre os carboidratos simples, que é o caso do pão, e os complexos, que são os indicados”, explica a nutricionista.

Os carboidratos simples são absorvidos rapidamente pelo corpo, e fornecem energia imediata. Mas, fazem com que você sinta fome logo após comer, e aumentam as taxas de glicose no sangue, principalmente pela manhã, como apontou um outro estudo.

Exemplos de carboidratos simples são: açúcar refinado (presente em bolachas, compotas e geleias, e usado para adoçar chás e cafés), e fontes de farinha branca, como pão francês.

Já os carboidratos complexos, fornecem energia de qualidade, pois são digeridos lentamente e causam aumentos graduais da glicemia, fazendo com que o corpo se sinta saciado por mais tempo. Esses alimentos também são mais nutritivos e possuem mais vitaminas, minerais e fibras.

Sendo assim, se consumidos com moderação, pão francês integral e café sem açúcar podem estar presentes no cardápio da manhã.

O que acontece quando não comemos no café da manhã?

Ficar sem comer de manhã é uma prática comum entre as pessoas, mas, não é um hábito tão inocente quanto parece: pular a primeira refeição pode aumentar os níveis de alguns hormônios que estão relacionados ao estresse e mau humor, além de favorecer o maior consumo calórico no resto do dia, principalmente de alimentos ricos em carboidratos refinados, que, como explicado anteriormente, não são a melhor opção.

Para quem acorda sem apetite, a indicação da nutricionista é simplesmente esperar a fome aparecer. “O ideal é esperar a fome chegar para começar a se alimentar, mesmo que isso aconteça horas após acordar. Mas, ao sentir essa necessidade, devemos sempre fazer boas escolhas, independente do horário”.

Para finalizar, Renata indica 10 combinações saudáveis e nutritivas diferentes para tomar café da manhã:

  1. Vitamina de frutas: Leite + aveia + banana e mamão papaia;
  2. Mingau de aveia: Leite + aveia + banana picada;
  3. Ovos mexidos + fruta com aveia;
  4. Mandioca cozida + queijo coalho grelhado + fruta;
  5. Pão integral com queijo + fruta;
  6. Iogurte + granola + fruta;
  7. Tapioca com queijo + fruta;
  8. Crepioca com banana e canela;
  9. Torrada com geleia sem açúcar + leite;
  10. Pão integral com ovos mexidos + fruta.

+ A Asics Golden Run está com inscrições abertas, garanta a sua!

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade