• Ultramaratona - Atletas referência serão treinadoras da equipe feminina de Ultramaratona

Atletas referência serão treinadoras da equipe feminina de Ultramaratona

A equipe feminina do Brasil que participará do Campeonato IAU Continental de Ultramaratona de 100 K Américas, no dia 27 julho, em Bertioga, no litoral de São Paulo, terá forte referência nos bastidores. Adeluci Moraes e Maria Auxiliadora Venâncio, conhecida como Dora, atletas com grandes resultados, serão as treinadoras da seleção brasileira e poderão passar toda a experiência para as competidoras.

+ A sua próxima corrida está aqui!

As representantes convocadas são Caroline Lima Martins, Cláudia Souto, Dianne Christie Fadl Schaldach, Hellen Cristina Caldeira, Laynara Arantes, Neidinha Rosa, Rosivânia Soares, Vivian Pavão e Viviane Motta.

Adeluci, mestranda em Educação Física na UNOPAR, em Londrina (PR), acha que o Brasil terá uma equipe forte na competição. “A ultramaratona está em evolução, com a modernização feita em nossa estrutura, o bom trabalho do Oscar Susso, nosso coordenador, e o apoio da Confederação Brasileira de Atletismo. O time feminino, assim como o masculino, é forte e poderá ter um bom desempenho na competição. Represento o Brasil há 34 anos, desde o tempo de pista, cross country, ultramaratona e duathon.”

A treinadora participou de um Mundial de 100 km e esteve no grupo que disputou o primeiro 1° Continental de 100 km, há dois anos, em Madison, nos Estados Unidos, ficando na sexta colocação no geral e ajudando o Brasil a terminar em terceiro no feminino.

Entre suas inúmeras vitórias, está a do Festival de Ultramaratona Internacional Helênico, em Loutraki, na Grécia, em 2007, quando correu 174,394 km em 24 horas. Na mesma oportunidade, o vencedor do masculino foi Valmir Nunes, que percorreu uma distância com 222 quilômetros no tempo da prova.

Atletas referência serão treinadoras da equipe feminina de Ultramaratona - Foto: Divulgação

Adeluci será treinadora da equipe feminina de Ultramaratona – Foto: Divulgação

Já Dora Venâncio é a recordista brasileira dos 100 km, com o tempo de 7h20min22s, obtido em agosto de 1998, em Cubatão (SP). Nascida em São Domingos do Prata, em Minas Gerais, ela está radicada há 37 anos em Taboão da Serra (SP) e é frequentadora das corridas de rua da região.

Dora tem um currículo excepcional. Foi campeã dos 100 Km de Santander, na Espanha, em 1999 e 2000. Antes, venceu os 100 Km de Madri, em 1997. Em 1998, ficou em terceiro nos 100 Km de Nakamura, no Japão. Disputou ainda a Comrades (89 km), na África do Sul, em 1999 e ficou em quarto lugar, com 6h40min.

“Estou na torcida para um bom desempenho do Brasil. Acredito que isso possa acontecer”, disse.

Atletas referência serão treinadoras da equipe feminina de Ultramaratona - Foto: Divulgação

Dora também será treinadora da equipe feminina de Ultramaratona – Foto: Divulgação

A equipe masculina terá Eduardo Calixto, Felipe Costa, José Cláudio Nunes, Márcio Batista, Marcos Paulo Espírito Santo, Niumar Velho, Silvio Pires, Urbano Cracco e Rodrigo Santejo.

A competição será disputada em um circuito de 5 km. Além da prova de 100 k, a competição terá eventos paralelos, com corridas de 5, 10, 20, 50, 80 K, revezamento de 100 km em equipes de 10 atletas e revezamento de 100 km em equipes de 5 atletas.

Com a participação do delegado da CBAt, Aércio Oliveira, foi feita na semana passada a medição do percurso de 5 km pelos responsáveis. José Rodolfo Eicheler, Suzana Gnaccarini e Diego Paulo de Lima checaram a rota da prova, que será disputada na Avenida Tomé de Souza.

Os horários de largada são os seguintes nas provas solo: 5K – 19:oo; 10K – 18:00; 20K – 17:00; 50K – 11:00; 80K – 07:00 e 100K – 07:00. O Revezamento de 100 K (um atleta na pista por vez) terá largada às 07:00 com equipes de 5 atletas e 20K para cada. Nas equipes com 10 atletas serão 10K para cada.

A retirada do kit de participação de todos os inscritos será feita no dia 27, a partir das 6 horas, no local da competição.

Os interessados ainda podem fazer inscrições pelo Ticket Agora, onde conseguirão todas as informações como valores e reuniões preliminares.

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade