Como o treinamento funcional pode trazer benefícios para o seu dia a dia?

Você precisa correr, empurrar, agachar, girar, pular, andar, puxar e se equilibrar diariamente, certo? Agora, imagine o quanto seria bom se seu corpo estivesse preparado para esses movimentos. O Treinamento Funcional traz qualidade de vida porque simula essas atividades que fazem parte da rotina. Assim é possível melhorar a execução desses movimentos corriqueiros, tornando-se, inclusive, uma excelente opção para quem quer se manter em forma.

+ Conheça aqui o seu calendário completo de corridas de rua!

A aula inclui alguns equipamentos como cabos, cordas, pesos, bolas, elásticos, superfícies instáveis, entre outros objetos que ajudam a reproduzir como o corpo se move no decorrer do dia. Ele “aprende”! E o melhor: é recomendado para todas as idades. Como é um exercício que une princípios da fisioterapia e da reabilitação corporal, fortalece músculos, ligamentos e tendões, e mantém as articulações lubrificadas e saudáveis.

Como o treinamento funcional pode trazer benefícios para o seu dia a dia?
Foto: AdobeStock

As atividades também são realizadas com o peso e a força do próprio corpo. E essa utilização de nenhuma ou pouca carga, deixa o risco de sofrer lesões quase inexistente na comparação com a Musculação, por exemplo. Em um paralelo entre eles, pode-se dizer que o segundo trabalha cada músculo de maneira isolada, já o Treinamento Funcional exercita o corpo de forma mais global e integrada, melhorando a funcionalidade dos movimentos naturais executados no dia-a-dia.

+ Clique aqui e inscreva-se para a Maratona Monumental Brasília 2020!

E com isso, a técnica, que é dinâmica, intensa, desafiadora e divertida, traz diversos benefícios, como o desenvolvimento da consciência corporal, melhora do equilíbrio, aumento do condicionamento do sistema cardio-respiratório e a redução dos riscos de problemas relacionados ao excesso de peso e sedentarismo, pois também acelera o metabolismo. Algo muito importante tendo em vista que, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, 53% da população brasileira tem excesso de peso e 45,8% praticam atividade física insuficiente.

Para quem é fã da definição muscular, esse treinamento é uma ótima opção, pois proporciona esse resultado. Ele ainda aumenta a força e a resistência muscular, otimiza a coordenação motora, aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos do CORE (região do abdômen, lombar e pélvis).

Outro importante benefício do exercício funcional é que ele melhora a postura. Além de fortalecer os músculos que ajudam a manter a coluna reta, durante a aula o praticante cria o hábito de contrair o abdômen, alinhando quadril, ombros e pescoço, o que permite, executar movimentos com agilidade e precisão.

Mas lembre-se: é importante sempre procurar um profissional capacitado para orientar as aulas. E se movimentar, sempre!

*Fonte: Dra. Gislaine Milena Marton, fisioterapeuta e proprietária da clínica Quality Fisio & Pilates.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts