Treinar no inverno: dicas para potencializar seu treino

Nem todo mundo tem disposição (e vontade) de sair para treinar com as baixas temperaturas do inverno, afinal ficar no sofá embaixo das cobertas é muito mais atraente, não é mesmo? Mas nada de preguiça! Mesmo no inverno é preciso se movimentar e manter a saúde em dia. Esse é o momento de persistir, plantar a sementinha e colher os frutos dos hábitos saudáveis no verão. Para te ajudar a vencer essa barreira e potencializar seus treinos no inverno, aí vão algumas dicas do Fellipe Franco, treinador da ZTrack Assessoria Esportiva:

Treinar no inverno: dicas para potencializar seu treino
Foto: Fotolia

1. Programe-se

Coloque metas possíveis para que você se sinta motivado em todos os treinos, principalmente para os treinos individuais. Ter esse compromisso ajuda a manter a rotina de treinos e a motivação alta para não furar a planilha.

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2. Agasalhe-se (mas nem tanto)

Para que você inicie um treino no frio, um aquecimento geral ou especifico é indicado. Se está muito agasalhado acaba esquentando com rapidez e tirando algumas peças de roupa durante o treino, só que no fim o frio volta. O ideal é utilizar uma blusa “corta vento”, ou manguitos para iniciar o aquecimento e após aquecer no tempo do seu corpo, ficar livre para tirá-los. Claro que se você está praticando uma atividade indoor, o ambiente tem temperatura controlada e não existe a necessidade de iniciar a atividade com blusa de frio. Após o treino é importante que troque de roupa o mais rápido possível, para não passar frio e comprometer sua saúde, sendo assim separe uma camiseta extra para trocar ao fim do treino.

3. Beba água

Muita gente só bebe água quando tem sede, isso é um hábito que deve ser abolido tanto no verão quanto no inverno. “Mas eu suo pouco”, o mínimo de perda hídrica já reflete de forma significativa na sua performance, então tenha sempre uma garrafinha à mão para que você possa tomar pelo menos alguns goles de água para cada série de exercício ou no descanso.

4. Compartilhe suas conquistas

As redes sociais são excelentes para manter seu foco nos treinos, se utilizadas de forma certa. Compartilhar o treino e evolução contribui para motivar mais pessoas que estão iniciando as atividades e juntar amigos que tem os mesmos interesses.

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5. Experimente

Exercícios dão prazer e liberam endorfina, se a corrida não é seu favorito experimente o máximo de treinos e modalidades. Isso vai fazer com que você saia da zona de conforto e possa evoluir ainda mais.

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Redação Webrun

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