Treino de cardio em casa melhora a capacidade pulmonar

Em tempos de coronavírus e em meio a tantas incertezas, uma coisa é certa: é essencial cuidar da saúde dos pulmões. Por serem os órgãos que mais apresentam os problemas pela secreção acumulada, causando dificuldades respiratórias e aumento das chances de infecção, é exatamente esse aumento de muco nos pulmões que o treino de cardio tem como alvo.

Para ajudar a manter a condição respiratória em pleno funcionamento, Altino Andrade, profissional de educação física da Rede Just Fit Academias explica que os exercícios aeróbicos são importantes e “O fortalecimento muscular também é recomendado, já que ajuda a desenvolver um sistema imunológico mais forte”, avisa o especialista.

Um treino aeróbico – aqueles que aumentam o ritmo cardíaco e faz o organismo precisar de mais oxigênio – são as melhores opções. “Quando o corpo se submete a este tipo de atividades, demanda uma maior quantidade de oxigênio, por isso que deve controlar a respiração e tomar todo o ar que precise. Isso faz com que a capacidade pulmonar aumente”, ensina.

+ Não fique sem testar! Sua próxima corrida virtual está aqui!
Treino de cardio em casa melhora a capacidade pulmonar
Foto: Adobe Stock

Os exercícios intervalados são muito bons para fortalecer a saúde pulmonar, devido ao grau de exigência que têm já que o corpo varia as demandas de oxigênio de acordo com a intensidade do exercício. “Assim, é possível tomar o controle da respiração para se manter em movimento”, revela.

Para começar a fazer, basta ter força de vontade. E se engana quem pensa que é preciso muito espaço. No tapete da sala é possível fazer os movimentos intensos sem precisar sair do lugar. O personal deixa as dicas:

• Um exercício de intervalos simples é correr no lugar, elevando os joelhos por 40 segundos e “trotar” diminuindo o ritmo por 40 segundos no lugar. Faça 4 séries.

• Deslocar 3 passos lateralmente (direita e esquerda) por 40 segundos e trotar no lugar pelos mesmos 40 segundos.

+ Não perca! Os melhores eventos do Brasil estão aqui!

“O importante é se manter em um ritmo confortável o tempo todo, respeitando seus limites físicos. Além disso, este tipo de exercício também ajuda a queimar gorduras”, finaliza o especialista que ainda salienta sobre esse tipo de treino feito no lugar que minimiza o impacto sobre as articulações, quando comparado a um exercício de caminhada ou corrida, já que o peso do corpo é melhor distribuído e trabalhado sem causar estresse muscular.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts