Treinar durante inverno contribui para aumento da imunidade

Treinar durante inverno contribui para aumento da imunidade
Foto: Adobe Stock

Com a chegada do inverno, a queda na temperatura costuma desestimular a prática de exercícios. É uma tendência natural aumentar a ingestão de alimentos mais calóricos e se movimentar menos nos dias mais frios, quando o organismo tende a acumular energia para se manter aquecido.

No entanto, o educador físico da rede de academias Selfit Rafael Oliveira alerta para a importância de continuar se exercitando neste período, onde muita gente continua em casa.

“Atualmente, já estamos lidando com uma redução drástica da movimentação do corpo, por conta do isolamento social, que precisa ser combatida, pois a prática de atividade física é fundamental para ajudar a fortalecer a imunidade e manter a saúde em dia”, explica.

Ele recomenda iniciar o treino com exercícios articulares e aquecimentos dinâmicos, exercícios técnicos e movimentos ou uma corrida leve, lembrando que o tempo dedicado ao aquecimento deve ser um pouco maior na estação mais fria do ano.

“Se em dias normais 10 minutos são suficientes para o aquecimento, em dias frios deve-se dobrar esse tempo”, esclarece.

+ Participe de uma prova virtual, escolha a sua!

Depois de aquecer bem o corpo, o especialista da Selfit dá dicas para quem quer começar a se mexer no inverno, sem precisar de equipamentos ou acessórios. O treino com quatro atividades não leva mais do que 30 minutos e é suficiente para acabar com o sedentarismo, ajudando na melhora da imunidade.

  1. Panturrilhas

Com as duas mãos apoiadas na parede, dar um passo para trás, esticando as pernas e fazendo a flexão e extensão do tornozelo com o movimento do calcanhar para cima e para baixo.

Repetições: três séries de 15 a 20 movimentos

  1. Avião

Em pé, com os pés unidos, braços abertos como o Cristo Redentor e a coluna reta, movimentar o tronco para frente e levantar uma das pernas para trás, flexionando bem o joelho da perna que ficará apoiada no chão.

Repetições:  três séries com cada perna, de 10 a 12 movimentos

  1. Corrida

Simular os movimentos de uma corrida sem sair do lugar.

Repetições: três séries de um minuto cada

  1. Abdominais

Deitar-se com a barriga para cima, esticar as pernas para o alto e fazer um pêndulo com as pernas sem tirar a lombar do chão. Conforme for ganhando resistência, aumentar o balanceamento do pêndulo, respeitando a estabilidade da coluna.

Repetição: três séries de 15 movimentos

+ Escolha uma prova e monte seu calendário de corrida de 2021!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts