Os treinos que mais queimam calorias para quem quer emagrecer

Queimar calorias são fundamentais para as pessoas que querem emagrecer e perder os quilinhos que estão sobrando. Para quem quer se manter no peso ideal, também é importante ficar atento nos treinos que mais queimam calorias para manter a balança calórica em equilíbrio.

Os treinos que mais queimam calorias para quem quer emagrecer
Foto: Adobe Stock

Isso significa que para não engordar ou para emagrecer, é necessário queimar mais calorias do que consumir, seja pela ingestão de alimentos ou de bebidas. O fisiatra Dr. Marcus Yu Bin Pai comenta que “a queima de caloria depende do tipo de exercício, intensidade da atividade e da fisiologia de cada pessoa.”

No caso, os homens podem queimar de 15 a 18 calorias por minuto, enquanto as mulheres podem queimar de 13 a 15 calorias por minuto durante os treinos.

Não apenas se preocupar com quais os tipos de treinos que mais queimam calorias, é importante sempre lembrar do risco de lesões, ainda mais se a pessoa está despreparada ou sedentária. Além disso, o aumento do apetite e de necessidades metabólicas após o exercício sem um programa de nutrição e dieta adequados, podem ocorrer uma mudança na composição corporal (com diminuição da taxa de gordura), sem perda de peso.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Os treinos que mais queimam calorias

Geralmente, exercícios aeróbicos chegam a queimar perto de 1.000 calorias por hora. Dentre eles, destacam-se:

Zumba

Muito comuns em academias, as aulas consistem em danças de músicas envolvendo muito movimento, fazendo com que o corpo gaste muitas calorias.

Spinning ou ciclismo

A atividade aeróbica, além de queimar calorias, desenvolve e tonifica a musculatura das pernas.

Crossfit

Muito conhecido, vem se tornando cada vez mais popular, com a abertura de boxes de crossfit em muitos lugares. “O crossfit é interessante não apenas para queimar calorias, mas também para ganho de força e massa muscular”, comenta Marcus.

Fartlek

O treino intervalado de corrida consiste em intercalar um ritmo acelerado com um ritmo mais calmo. É como correr em 80% da frequência cardíaca máxima por 300m e 500m  em 50% da frequência.

Pular corda

Brincadeira divertida para as crianças, o hábito de pular corda se torna um treino que queima cerca de 900 calorias por hora nos adultos.

HIIT

Os treinos intervalados de alta intensidade (na sigla em inglês, high-intensity interval training) consistem em treinos onde intercalam atividades de intensidade máxima com repouso nos intervalos. Estes, podem ser ativos, onde a pessoa não para de se exercitar, mas os realiza de maneira mais “calma”, ou passivos, quando param totalmente.

Corrida

No caso da corrida com um pace confortável, um corredor queima em média 8 calorias por minuto. O que mais gasta calorias, serão os treinos de maior intensidade ou intervalados. “Depois de correr em um ritmo constante, você continuará a queimar calorias extras durante o resto do dia. Para queimar mais durante e após o treino, adicione tiros rápidos no seu treino, faça variações com intervalos curtos e rápidos e treinos progressivos de subidas na esteira, por exemplo.

*Fonte: Dr. Marcus Yu Bin Pai, Fisiatra, Médico especialista em Dor e Acupuntura, e pesquisador do Grupo de Dor do Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts