• Triathlon - Triathletas iniciantes e experientes se misturam no Troféu BR

Triathletas iniciantes e experientes se misturam no Troféu BR

A chuva não deu trégua em nenhum momento (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)
A chuva não deu trégua em nenhum momento (foto: Alexandre Koda/ www.webrun.com.br)

No último domingo (20) aconteceu em Santos, litoral sul paulista, a quarta etapa do Troféu Brasil de Triathlon, um dos principais circuitos da modalidade na América Latina. A disputa em formato olímpico de 1,5 quilômetros de natação, 40 de ciclismo e 10 de corrida reuniu triathletas experientes e iniciantes.

Santos – Após uma noite chuvosa na cidade, o dia amanheceu nublado e com temperatura na marca dos 19ºC, mas nuvens carregadas pairavam sobre o mar, indicando que a chuva certamente viria. Às 7h, a Área de Transição montada na Praia do Gonzaga já estava tomada pelas bikes dos amadores, que foram os primeiros a largar.

O Hino Nacional do Brasil foi executado na íntegra para abrir oficialmente as disputas do dia e pouco antes das 8h a garoa anunciada começou de forma tímida, até se transformar numa chuva intensa. A temperatura caiu para 17ºC e o mar revolto obrigava os staffs de água a ter que arrumar as bóias de percurso a todo o momento.

Apesar da preocupação dos triathletas com as ondas fortes, os organizadores garantiram que não havia correnteza e que todos poderiam contornar as bóias sem problemas. Para garantir a segurança, diversos fiscais forneciam apoio em caiaques e o Corpo de Bombeiros estava presente com lanchas e botes infláveis, que trafegavam pelo percurso com o giroflex aceso.

Vencido o primeiro trecho, todos correram para a área de transição em busca das “magrelas” e, com as pistas molhadas, todo o cuidado era pouco, principalmente nas curvas. Os menos experientes tinham dificuldades em controlar a bike enquanto colocavam as sapatilhas e alguns chegavam a abalroar os cones e quase atropelar as arbitras de pista.

A chuva não deu trégua e continuou a cair de forma insistente também na corrida, trecho em que a dificuldade estava em percorrer os 10 quilômetros com o tênis pesado e encharcado. Depois de tantas adversidades, ao cruzar a linha de chegada a maioria dos atletas abriu um largo sorriso e tinha a sensação de dever cumprido.

“A prova foi difícil, o mar foi a pior parte, pois estava muito mexido. É melhor correr com esse tempo, pois não tem o calor, mas o tênis molhado acaba prejudicando um pouco”, conta a experiente Camila Lorusso. “Mesmo com a chuva, o meu tempo melhorou em relação às etapas anteriores”, completa a triathleta.

Para o paulista Damon Carvalho, a segunda parte da natação foi o trecho complicado. “Da primeira para a segunda bóia o mar estava mexido e acho que a natação foi mais curta”. Segundo o estreante no circuito, se não estivesse chovendo a performance seria melhor. “A chuva e vento deixaram o ciclismo mais pesado, mas foi uma prova gostosa”.

Já a estreante em provas de triathlon Amanda Mota, diz que mesmo com as condições adversas a competição foi boa. “Estreei com todas as circunstâncias da natureza contra, preferia que estivesse mais quente”, brinca. “O mar estava bravo, tinha muito vento e atrapalhou um pouco, mas gostei e quero voltar na próxima etapa dia 25 de outubro”, ressalta.

Quem também debutou na modalidade foi Fábio Myiata, que costumava praticar escalada. “Foi uma prova boa, só a natação foi um pouco puxada. Na bike todo mundo tomou cuidado para não escorregar e na corrida mesmo com esse tempo é legal correr”. Ele participa do Circuito desde a primeira etapa este ano e até agora diz que não se decepcionou. “Venho conseguido resultados bons. No meu treino para a escalada eu pedalava, corria e nadava de vez em quando, então resolvi vir para o triathlon”.

A próxima disputa da 19ª edição do Troféu Brasil de Triathlon acontece no dia o dia 25 de outubro, enquanto a decisão do circuito está marcada para o dia seis de dezembro, também em Santos. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site oficial, o www.trofeubrasil.com.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Comentários

Tags:, , ,
Redação Webrun
Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade