• Destaque - Triathlon para iniciantes: fobia na natação acontece também para quem tem prática

Triathlon para iniciantes: fobia na natação acontece também para quem tem prática

Há pouco tempo, participei de uma prova de triathlon onde, pela primeira vez em mais de 30 anos de natação, abandonei a competição por fobia da água. Muita gente acha que esse tipo de situação ocorre somente com quem não sabe nadar. Mero engano. Conversando com vários triatletas experientes, não só descobri que é comum sentir fobia, mesmo sabendo nadar, como também existem técnicas para superar o medo.

No meu caso, a roupa de borracha, o frio e o fato da natação ser em uma lagoa, pesaram na hora da largada. Estava preparada, treinada e me sentindo muito bem quando de repente travei. Engoli água, achei que fosse morrer afogada e, por último, desisti da prova.

natação-triday

Um ponto importante está em escolher sempre provas onde os organizadores têm uma forte segurança na água Foto: Arquivo Pessoal

Foi uma decisão bem difícil e só realmente aceitei porque não conseguia de jeito nenhum continuar. Senti vergonha, raiva e medo de que aquilo voltasse a acontecer. Felizmente, depois de 15 dias do ocorrido, completei o meu primeiro triathlon olímpico e ainda experimentei o gostinho do pódio.

Refletindo sobre o acontecido, decidi analisar cada fato isolado para saber como poderia agir na próxima vez. Percebi que embora a roupa de borracha dê segurança para a maioria dos atletas, no meu caso, ela reforça o meu pânico. Me sinto incomodada com a compressão da roupa e mesmo já tendo competido com ela depois, estou pensando em cortar as mangas por recomendação de uma amiga que tinha o mesmo problema.

Inscreva-se para o Gear Up Bike Challenge – Fast Race, etapa 3!

A temperatura baixa também me incomodou bastante, mas para isso, infelizmente não há muito o que fazer, a não ser aquecer e tentar manter os pés aquecidos (saco plástico às vezes funciona antes da largada). O fato de ser lagoa, em vez de rio ou mar, tem a ver com as condições do nado. Quanto mais tumultuada a largada, maior a sensação de fobia. Para isso, não tem jeito a não ser nadar fora da muvuca, nas laterais.

Alguns amigos que já passaram pelo mesmo problema também deram outras dicas, como nadar de costas quando não se sentir bem, fugir da muvuca da largada e na hora de contornar a boia, o chamado “ombro esquerdo ou direito”.

O mais importante de tudo é saber que, caso isso aconteça com você, não se desespere. Faz parte da jornada de qualquer triatleta passar por essas dificuldades e isso jamais deve se tornar um delimitador. Pelo contrário. Com os treinos simulados e a própria experiência nas competições, você irá descobrir seus pontos falhos e necessidades.

Abandonar a prova é uma questão pessoal, mas não se sinta mal ao fazer isso Foto: Guto Gonçalves/Divulgação

Abandonar a prova é uma questão pessoal, mas não se sinta mal ao fazer isso Foto: Guto Gonçalves/Divulgação

Um ponto importante está em escolher sempre provas onde os organizadores têm uma forte segurança na água, com apoio de caiaques e salva-vidas. Já ouvi relatos de pessoas que sentiram mal com a roupa de borracha e decidiram tirar, entregar para o staff da organização e continuar.

Abandonar a prova é uma questão pessoal, mas não se sinta mal ao fazer isso. Pelo contrário, pegue como experiência para se conhecer melhor e estar mais preparada para competir.

Comentários

Tags:, , , , , ,
Giselli Souza
Jornalista há 20 anos, corredora há 11, criadora do Divas que Correm e maratonista. Há dois anos retomou os treinos de natação, as travessias em alto mar, fez alguns aquathlons e no final de 2015 decidiu comprar a sua primeira bike de triathlon. Levou os primeiros rolas, pegou trauma da bike, mas decidiu enfrentar o medo para realizar o seu sonho de infância. Aqui, vai compartilhar os seus primeiros passos no universo tri e trazer informações para quem deseja começar.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade

{{infoclima.data}}

{{infoclima.cidade}}

{{infoclima.temperatura}}


  • {{dias.date}}
    {{dias.high}}
    {{dias.low}}
Outras cidades
Selecione sua cidade
  • {{e.name}}