Ultramaratona Comrades: mais de 30 mil corredores ao redor do mundo participaram da edição virtual da prova

A proibição de aglomeração de pessoas devido à pandemia de Covid-19 afetou a realização de tradicionais corridas de rua mundo afora, o que trouxe mais reconhecimento para as chamadas corridas virtuais, prova em que o participante pode realizar a distância sozinho e de onde estiver. Muitas corridas deste ano que seriam presenciais acabaram sendo adaptadas para o formato virtual, foi o que aconteceu com a Maratona de Boston 2020 e com a famosa Ultramatona Comrades, que acontece anualmente na África do Sul desde 1921, que teve que se adaptar para movimentar corredores do mundo todo no último domingo (14).

Pela primeira vez a corrida sul-africana ocorreu à distância, foi uma edição especial marcada pela solidariedade e pela participação de mais de 30 mil corredores de diferentes países, cerca de 1.600 brasileiros participaram da prova. A Ultramaratona Comrades foi idealizada por um soldado que lutou na frente da África Oriental durante a Primeira Guerra Mundial. Nas edições presenciais o trajeto é de aproximadamente 90 quilômetros, entre as cidades sul-africanas de  Pietermaritzburg, onde nasceu o soldado, e Durban. Além do intuito esportivo, o evento prioriza a solidariedade visando beneficiar os moradores da região do percurso.

Ultramaratona Comrades: mais de 30 mil corredores ao redor do mundo participaram de edição virtual da prova
Imagem: Divulgação

Todos os inscritos que enviaram seus tempos para a organização da prova receberão um certificado, medalha virtual que pode ser compartilhada nas redes sociais e uma medalha física, que será enviada daqui um tempo. Por ter sido realizada de forma virtual, a edição não contou para os registros dos atletas, ou seja, não foram computados os tempos para definir vencedores em cada uma das distâncias. A única exigência aqui no Brasil era de que o atleta finalizasse a prova entre 00h e 23h de domingo (14). Os tempos foram registrados por relógios ou cronômetros portados pelos atletas durante os trajetos.

+ Veja como participar de uma corrida virtual!

Em entrevista a Agência Brasil, o embaixador brasileiro da prova Nato Amaral contou como foi essa nova experiência para ele, que está acostumado a correr a Comrades em território africano. Este ano, Nato  percorreu uma distância bem menor do que os tradicionais 90km, ele optou por fazer o trajeto de 21,1km, por ruas da capital paulista, finalizando a corrida em 2h07min07s.

“Foi uma enorme sensação de união neste período de isolamento social forçado pelo coronavírus. Mostramos que a solidariedade pode vencer a doença. Seguindo as orientações das autoridades sanitárias, o evento transcorreu muito bem. Mais uma vitória da vida”, afirmou.

+ Escolha sua próxima corrida!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts