• Saúde - Causas e tratamentos: tudo que você precisa saber sobre unha encravada

Causas e tratamentos: tudo que você precisa saber sobre unha encravada

Os corredores precisam ter alguns cuidados específicos

Correr é uma prática que requer diversos cuidados. Ainda mais quando estamos falando dos nossos pés! Unha encravada, por exemplo, é um problema que atinge muitas pessoas. Corredores e atletas que não dão atenção para essa parte do corpo, podem ter problema e, futuramente, sofrer com isso.

+ Tenha saúde nos pés para correr a W21k 2019! Inscreva-se aqui.

Mas você entende e sabe como prevenir o encravamento das unhas? Mais ou menos? O Webrun entrevistou duas podólogas, Cristina Lopes – coordenadora técnica da Doctor Feet – e Maria Paz, e tiramos as maiores dúvidas sobre o tema. Confira abaixo:  

1) Como as unhas encravam?

“O encravemento da unha, chamado também de onicocriptose, é quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Na maioria das vezes, acontece pelo corte incorreto, quando esse corte invade os cantos”, explica Cristina. O encravamento, portanto, está sempre relacionado ao processo de

Corte irregular. Foto: Adobe Stock

crescimento da unha.

A especialista explica também que algumas pessoas “possuem a curvatura da unha já característica para o encravamento – bordas bem envergadas para dentro da pele”.  

2) Qual é a importância de fazer o pé com podólogos?

Para Cristina, “um profissional especializado avaliará a anatomia da unha e efetuará o corte técnico seguindo o formato correto, evitando dessa forma que a unha encrave”. Além desse importante aspecto, Maria também acrescenta que o podólogo trata outras patologias e doenças da unha e do pé, como micose, verruga plantar e calosidade em excesso.

“O pé também faz parte da saúde do ser humano e especialistas têm sempre um cuidado a mais. Pessoas que têm diabete, doenças de circulação do sangue ou câncer, por exemplo, apresentam maior risco de inflamação, se o corte for errado, e precisam fazer podologia”, comenta. Em alguns casos, se o problema agravar, pode ocorrer a remoção da unha ou, até mesmo, amputação de dedos.

3) Corredores precisam ter cuidados especiais para prevenir o encravamento?

É sabido que a corrida é um esporte de impacto. Os pés também podem sofrer com isso. “Devido ao impacto que as unhas dos corredores sofrem durante uma prova ou treino, eles devem tomar um cuidado redobrado com o corte delas, optando sempre por um profissional especializado para o corte”, analisa Cristina.

Ambas podólogas recomendam evitar o uso de sapatos muito apertados também. “No hora do exercício, é importante usar um calçado adequado. Um tênis que não fique muito apertado ou muito folgado. Assim, é possível diminuir um pouco do impacto – que também pode ocasionar calosidade”, fala Maria.

4) O uso de talco é importante?

“Sim e o ideal é sempre o uso de desodorantes nos pés e nos tênis, principalmente os anti-bactericidas, com meias de algodão que absorvem o suor,  prevenindo também as micoses”, comenta Cristina. Maria também comenta que usar talco é bom para quem tem disidrose, pois deixa o pé mais seco.

5) Quais são os tratamentos indicados para quem tem unha encravada?

Tratamento para unha encravada. Foto: Adobe Stock

Se você acha que pode resolver o problema sozinho, está muito enganado. “Além de corrigir o corte e fazê-lo de forma correta – não muito invasivo nos cantos -, o podólogo é capaz de fazer a correção da lâmina da unha em casos mais graves. Nesses casos, podemos usar: aparadores de algodão ou fibra, órteses”, conta Maria.

Sobre órteses, Cristina explica que “são braquetes (parecidos com o ortodontico) colados na unha com um elástico para corrigir a curvatura. Essa é uma forma de remoldar a unha”.

Cutucar sua própria unha, tirar peles e cortar onde não deve, não vai solucionar seus problemas de dor no dedão. Pior, pode até agravá-los. Se você é uma pessoa com tendência de encravamento de unha, procure um podólogo e corra de forma ainda mais saudável!

+ Confira mais provas para participar!

Comentários

Tags:, , , , , , , , , ,
Marina Bianchi
Formada em jornalismo, sempre fui muito ligada ao esporte e agora resolvi me aventurar ainda mais nisso! Acho esse mundo mágico e espero passar um pouco desse sentimento para outras pessoas também!
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade