Falta menos de um mês para a Uphill Marathon. Pegue as dicas e turbine sua performance

Poucos dias separam os corredores inscritos na Uphill Marathon da Serra do Rio do Rastro. O desafio, que acontece 2 de setembro, receberá 1.500 atletas em uma das provas mais difíceis do Brasil. A largada dos 42 km será às 7h e dos 25 km, às 16h. Para os que não se contentam apenas com uma distância, haverá o Desafio do Samurai, que combina as duas quilometragens para apenas 50 atletas já escolhidos.

O bicampeão da prova (42 km) Marcelo Rocha, que trabalha como carteiro, irá em busca da primeira colocação mais uma vez, ele conta como anda se preparando para o tão esperado dia. “Passei a intensificar os treinos nas últimas semanas, mesmo com os contratempos de dores e resfriados, o planejado tem fluído naturalmente, com alguns ajustes sempre que necessário”.

Marcelo na última edição da Uphill Marathon Foto: Christina Volpe/Webrun
Marcelo na última edição da Uphill Marathon Foto: Christina Volpe/Webrun

A estratégia do campeão segue as mesmas dos outros anos, sempre buscando melhorar o tempo, mas respeitando os adversários na competição. “Os primeiros quilômetros são fundamentais para saber como será o restante da prova. A Uphill Marathon é uma faca de dois gumes, não tem como queimar toda a energia até o pé da Serra. Se o clima ajudar será uma prova de tirar o fogo”, diz.

Para mais dicas nesta reta final. O Webrun conversou com o especialista da Bio Ritmo, Ronaldo Martinelli que explicou a importância de um treinamento específico. “Por ser uma prova com exigências específicas de subida, principalmente nos 12 km finais, a preparação é muito voltada a essa característica. Importante incluí-las ao fim dos treinos, já que o mesmo acontece na Uphill. Porém, o volume deve ser planejado cuidadosamente, para evitar sobrecarga excessiva na musculatura”.

“Quem ainda não se preparou adequadamente, dificilmente conseguirá obter o condicionamento necessário agora”, alerta Rodrigo. “Não exagere nas subidas, pois a região lombar pode sofrer danos, se a dosagem de quilômetros não for adequada”.

Corredores na largada preparando-se para enfrentar a Serra do Rio do Rastro Foto: Christina Volpe/Webrun
Corredores na largada preparando-se para enfrentar a Serra do Rio do Rastro Foto: Christina Volpe/Webrun

Última chance

O especialista indica que com a chegada do fim de agosto (a prova acontece no primeiro fim de semana de setembro), haja uma redução do volume de treinos e fortalecimento muscular, para chegar bem descansado e na melhor performance.

“O ciclo de treinamentos para essa prova costuma durar entre 4 a 5 meses e até 7 a 8 meses, dependendo do tempo e disponibilidade da pessoa. Quanto mais tempo, mais equilibrada e com margens para ajustes fica a preparação”.

Clique aqui e inscreva-se para o Iron Race – Desafio Rota!

Palavras do campeão

Marcelo comemora mais uma vitória Foto: Christina Volpe/Webrun
Marcelo comemora mais uma vitória Foto: Christina Volpe/Webrun

“Estou ainda mais ciente das dificuldades que irei encontrar lá, inclusive estou treinando com um volume maior do que nos anos anteriores e participando de provas mais longas como preparação”.

Marcelo conta que as expectativas são ótimas e que se sente muito motivado e focado para fazer o melhor, mesmo assim se tratando da Serra do Rio do Rastro é preciso ter os pés no chão.

“Para a Uphill o treino tem três características importantes: adquirir força muscular e mental, aumento gradativo do volume de treino e trabalho com rampas curtas. Essa é uma prova ímpar. Trabalhe duro para não ser surpreendido no dia e procure realizar quilometragem em todas as sessões de treino”, finaliza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts