Esporte e Turismo: Uphill Marathon estimula visita à Serra dos Órgãos (RJ)

Depois de quase dois anos convivendo com o distanciamento social e diversas restrições provocadas pela pandemia, milhares de pessoas estão retomando o prazer de viajar. Simpatizantes da corrida de rua, aliás, estão aproveitando a volta dos eventos para correr em lugares diferentes. Procurando justamente unir o útil ao agradável, a Uphill Marathon, a maior prova de subida do Brasil, realiza no dia 5 de dezembro uma corrida inédita de 21k pela inusitada e exuberante Serra dos Órgãos, num percurso de Guapimirim a Teresópolis.

Esporte e Turismo: Uphill Marathon estimula visita à Serra dos Órgãos (RJ)
Foto: Divulgação Uphill Marathon

Agregando esporte, turismo, lazer e cultura, a Uphill escolheu a região serrana do Rio de Janeiro por ser um grande patrimônio natural brasileiro. Muitos não sabem, este é o terceiro parque nacional mais antigo o país, fundado em 1939, e recebe esse nome devido a semelhança dos picos com tubos de órgãos de igreja. Um dos pontos mais famosos é o Dedo de Deus, considerado marco inicial da escalada no Brasil.

+ Faça já sua inscrição na Uphill Marathon!

“Os turistas, não só atletas, buscam a cidade para ter mais contato com a natureza. É uma alegria, pra nós, fazer parte do roteiro da Uphill Marathon. Esperamos que os atletas que pretendem subir a nossa serra sintam vontade de refazer o percurso em outras ocasiões também”, comenta Mário Sérgio Domingos Seixas, secretário de turismo Guapimirim.

Além da paisagem excepcional, tanto para os atletas, como os próprios moradores locais poderão aproveitar a programação do Uphill Village em Teresópolis, um espaço exclusivo para ativação de produtos e experiências de marca. Para o secretário de turismo de Teresópolis, Maurício Weichert, esse tipo de evento é extremamente benéfico para o desenvolvimento das cidades, que ganham também com a contratação de mão obra e diversos tipos de serviços. “Uma prova dessa qualidade aumenta o potencial turístico do município, com a divulgação da cidade, e movimenta a economia”, comenta.

Vale destacar que a Serra dos Órgãos também é um local bastante acessível, situado a apenas 80km da capital, e, claro, capaz de proporcionar um desafio técnico de alto nível para os participantes. A largada da prova ocorre em Guapimirim, município que está bem próximo do nível do mar. Os corredores então sobem pela Rodovia Santos-Dumont até Teresópolis, que está a aproximadamente 1.050m de altitude.

“Devido a essa variação latitudinal, os atletas têm contato com diversos ecossistemas da Mata Atlântica e devem se preparar para uma notória queda de temperatura e também uma alta probabilidade de chuva, já que a região possui um dos maiores índices pluviométricos do estado”, explica Fernando Pessoa, professor de geociências e corredor, em entrevista ao canal @uphill.marathon. Quem quiser garantir presença na prova, pode fazer isso através do Ticket Agora, clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts