USP promove fórum para discutir uso do espaço

Nelson Evêncio foi o representante da ATC no evento (foto: Arquivo Pessoal)
Nelson Evêncio foi o representante da ATC no evento (foto: Arquivo Pessoal)

No último dia 24 a Universidade de São Paulo deu o pontapé inicial do Fórum Permanente do Uso do Espaço Público, que tem como objetivo estabelecer regras de uso e convívio da Cidade Universitária pelos diferentes grupos que a freqüentam. Nos finais de semana atletas, ciclistas, alunos e diversas outras pessoas dividem o espaço, com os mais diversos intuitos.

Segundo o prefeito do Campus, Doutor Adílson Carvalho, desde que ele assumiu a atual gestão, o maior problema são os ciclistas, que chegaram a ser proibidos de usar o local, por gerarem o maior número de conflitos e reclamações por parte dos usuários. “A proibição era ineficaz, pois não tínhamos como mantê-la, mas tínhamos que tomar alguma medida para encerrar os conflitos”, ressalta Adílson.

Segundo o prefeito, o espaço da USP deve ser usado para fins educacionais, como ensino, pesquisa, extensão, entre outros, mas ao mesmo tempo é necessário ceder espaço para outros usos, principalmente pela cidade de São Paulo ser carente neste tipo de espaço. “A questão é encontrar uma forma de se usar o espaço de forma a não interferir nos fins da Universidade”.

Discussões – O treinador Nelson Evêncio, Presidente da ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo), esteve presente na abertura do Fórum e comenta que a idéia de discutir o uso do local é muito boa. “Como tem muita gente aos sábado, gera muita confusão para o pessoal da USP, então é necessário organizar o espaço”.

Apesar do prefeito parecer disposto a contribuir com a discussão, segundo Nelson algumas pessoas são contra o uso por pessoas de fora da Universidade. “Em reuniões anteriores eu levantei a idéia de alugarmos alguns banheiros para uso dos alunos, mas algumas pessoas não gostaram da idéia, pois atrapalharia os fins da Universidade”.

O Fórum terá discussões permanentes, com reuniões periódicas e dentro de aproximadamente um mês os grupos formados para representar as comunidades, já apresentarão relatórios e sugestões para o Conselho analisar. Apesar de o assunto ser de interesse da comunidade de corredores e triathletas, poucos representantes destas categorias estiveram presentes, mesmo tendo sido convidados pela ATC.

Enquanto as definições não saem, os treinadores precisam ressaltar para algumas regras que já vigoram no interior da USP, principalmente em relação ao uso da estrutura do local. A seguir há uma lista das normas e, caso alguém observe qualquer tipo de infração, pode entrar em contato com a ATC, através do e-mail diretoria@atcsaopaulo.com.br.

  • É proibido o uso de guarda-sol ou banner da assessoria, patrocinador, ou qualquer ação promocional deste gênero;

  • Não se deve utilizar as vagas de estacionamento para montagem de estrutura como cavaletes, cones, colchonetes, cadeiras, mesas, etc;

  • Não se deve utilizar lonas e colchonetes em cima da grama ou no percurso

  • Os alunos devem ser recomendados a não jogar os copos d’água no chão;

  • Os alunos devem ser recomendados a não correrem em grandes grupos, parpa evitar o bloqueio da passagem por outras pessoas;

  • Os ciclistas devem ser recomendados a não pedalarem em grandes pelotões

  • Não se deve utilizar menores de 14 anos para distribuição de água no percurso ou qualquer atividade semelhante.

    Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

  • Redação Webrun

    Redação Webrun

    Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

    Ver todos os posts