UTMB Ushuaia: corrida de montanha mais tradicional do mundo será disputada na Argentina em abril

A 16ª edição do UTMB MONT-BLANC, a mais tradicional corrida de montanha do mundo, foi disputada de 27 de agosto a 2 de setembro em Chamonix, na França, e, pela primeira vez, teve corredores de 100 nacionalidades. E dezesseis países enviaram delegações de mais de 100 competidores. A China (o maior contingente não europeu no evento), o Japão e os Estados Unidos aumentaram a presença com 385, 269 e 246 participantes, respectivamente. A América do Sul teve presença maciça, com a Argentina (122) e o Brasil (114).

O chineses Erenjia Jia venceu em Chamonix entre os homens (OCC) e Miao Yao (CCC) levou na categoria feminina. O também chinês Min Qi foi vice entre os homens. Os resultados confirmam a ascensão da China no mundo da corrida de montanha.

Xavier Thévenard também fez uma excelente prova e se junta a François d’Haene e Kilian Jornet no número de vitórias do UTMB. Francesca Canepa venceu a corrida na categoria “rainha” UTMB.

Maior corrida de montanha do mundo será disputada na Argentina Foto: Alexis Berg/UTMB International/Vipcomm
Maior corrida de montanha do mundo será disputada na Argentina Foto: Alexis Berg/UTMB International/Vipcomm

Criação do USHUAIA pelo UTMB na Argentina
Entre os países da América do Sul presentes, a Argentina tem o maior número de corredores registrados para o UTMB MONT-BLANC. Portanto, faz sentido organizar o primeiro evento sul-americano “pelo UTMB” neste país.

Com o objetivo de organizar eventos em todo o mundo, a equipe UMTB International formalizou oficialmente um acordo para criar o USHUAIA by UTMB em parceria com a promotora de eventos South American Sports Company, a Província da Terra do Fogo e o governo argentino.

Inscreva-se para a Corridas de Montanha, etapa de Paranapiacaba. Clique aqui!

Para a primeira edição do USHUAIA by UTMB, de 5 a 7 de abril de 2019, os corredores explorarão as trilhas selvagens da Terra do Fogo, uma província localizada no extremo sul da Patagônia argentina. O evento terá várias distâncias, incluindo um ultra de 130 quilômetros (7.700 metros de ganho vertical).

Inscrições serão abertas em outubro
Com um aeroporto a apenas três horas de voo direto de Buenos Aires, a cidade de Ushuaia sediará a largada e a chegada de cada corrida, bem como todas as festividades do evento. A cidade mais austral do mundo e a capital oficial da Província da Terra do Fogo, Ushuaia está localizada ao longo da costa do Canal de Beagle, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico. As inscrições para o UTMB Ushuaia serão abertas em outubro.

Próxima parada: Omã by UTMB será dia 29 de novembro de 2018
A jornada continua com o lançamento do Omã by UTMB, o segundo evento a receber apoio da UTMB International em 2018 e organizado pela Oman Sail. O primeiro evento UTMB no Oriente Médio, o Omã by UTMB explora o incrível terreno das Montanhas Hajar, incluindo uma seção perto de Jebel Akhdar. Com voos fáceis da Europa ou da Ásia, Omã é um dos quatro países mais seguros do mundo, de acordo com o Fórum Econômico Mundial e, juntamente com a capital Mascate, é considerado um destino obrigatório pela National Geographic e pelo Lonely Planet.

UTMB International abre subsidiária na América do Norte
A UTMB International criou oficialmente uma subsidiária nos Estados Unidos, em Rocky Mountains. O trail running foi criado no país e depois se espalhou pelo resto do mundo, principalmente Europa e Ásia.

“Através da criação de uma subsidiária nos Estados Unidos, a UTMB International demonstra seu compromisso de apoiar, a curto e médio prazos, a criação de um grande evento internacional aberto a todos na América do Norte. Estamos revisando vários projetos e faremos um anúncio oficial nos próximos meses”, afirmou Alain Lambert, diretor-executivo da empresa na América do Norte.

Pontos de qualificação
Além da aventura e da exploração, Omã by UTMB, Ushuaia by UTMB e Gaoligong by UTMB oferecem um certo número de benefícios aos finalistas que gostariam de participar do UTMB MONT-BLANC. Para as corridas longas, cada finalizador receberá seis pontos ITRA que serão válidos por três anos (em vez de dois) para o UTMB MONT-BLANClottery.

Além disso, os finalistas ganharão um ano no processo de inscrição: se eles quiserem participar da edição de 2019 do UTMB MONT-BLANC, todos os finalistas do evento UTMB dobrarão suas chances na “loteria” de se registrar pela primeira vez. Ou será garantido um lugar se não tiverem sucesso ao tentar se inscrever na edição do ano anterior.

 Datas para os próximos eventos UTMB
– Omã by UTMB: 29 de novembro de 2018
– Ushuaia by UTMB: 5 a 7 de abril de 2019
– UTMB MONT-BLANC: de 26 de agosto a 1º de setembro de 2019
– Omã by UTMB: Outono de 2019
– Gaoligong by UTMB: 21 a 23 de março de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Christina Volpe

Christina Volpe

Comecei como corredora, depois me tornei jornalista e repórter do Webrun. Hoje sou editora e convivo diariamente com o esporte há 3 anos. Meu coração bate mais forte toda vez que um atleta conquista seu objetivo, uma corrida acontece e assisto uma competição emocionante. Sempre estou aprendendo e dando meu melhor.

Ver todos os posts