Vanderlei Cordeiro lança Instituto para jovens com baixa renda

Vanderlei com medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas (foto: Harry Thomas Jr./ www.webrun.com.br)
Vanderlei com medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas (foto: Harry Thomas Jr./ www.webrun.com.br)

O maratonista Vanderlei Cordeiro de lima inaugurou na última semana, em Campinas (SP), um instituto que leva o seu nome. O projeto tem como missão contribuir para a formação educacional e cultural dos participantes, utilizando o esporte como meio para crescimento e desenvolvimento individual e coletivo.

De acordo com o atleta, esse era um sonho antigo que agora pôde ser realizado. “Quem teve uma infância pobre, com poucos recursos, sabe a importância de um projeto como esse. O esporte foi a única oportunidade que eu tive na vida e aproveitei da melhor maneira possível. Quero que essas crianças também tenham essa chance”, conta.

O Instituto já tem diversos projetos como a construção de uma pista de corrida sintética, além de um prédio para alojar os jovens não-residentes na região e um centro comum, que contará com salas de atendimento (médico, psicológico, nutricional, odontológico, educacional), biblioteca, refeitório, musculação, fisioterapia e auditório.

Poderão participar do Instituto jovens com baixa renda entre 12 e 18 anos, desde que comprovem matrícula numa escola e também comprove sua freqüência e notas. “Quando o jovem descobre seu potencial, acredita nele e trabalha para desenvolvê-lo, existe uma possibilidade enorme de transformar sua realidade. É isso que eu quero, fazer parte do sonho desses jovens”, revela.

De acordo com o Instituto, além das atividades físicas específicas, eles irão oferecer toda a estrutura necessária para o desenvolvimento dos participantes com palestras e oficinas periódicas sobre temas diversos. “Essas atividades contribuem com a formação intelectual e humana dos atletas. É importante discutirmos assuntos que fazem parte da rotina de um jovem de origem humilde para tentar evitar que ele corra riscos e siga o caminho errado”, diz Vanderlei.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts