O Vegetarianismo, veganismo e crudivorismo tem ganho cada vez mais popularidade. Principalmente com a disseminação de informações nas redes sociais, reunindo e fortalecendo estes grupos, além das as indústrias alimentícias cada vez mais voltadas para estes segmentos. Apesar de possuírem diversas semelhanças, os três estilos de alimentação divergem em alguns pontos, formando identidades completamente diferentes para quem faz parte destes grupos.

A nutricionista Erika Motoie conversou com o Webrun e explicou um pouco mais sobre cada um deles, seus benefícios e defeitos. Veja:
Vegetarianismo
Quem tem este tipo de alimentação não come nenhum tipo de carne. Além disso, existem algumas variações do vegetarianismos: ovolactovegetariano são as pessoas que comem ovos e laticínios, mas não evitam qualquer tipo de carne; lactovegetariano, come qualquer laticínio, mas não consome ovos e carnes e o ovovegetariano, só possui ovo de origem animal em sua dieta. Seguindo uma dieta vegetariana, você pode ter uma vida saudável e balanceada sem suplementação, desde que orientada por um profissional.
A nutricionista também ensinou uma receita de um risoto de abobrinha superfácil de fazer, confira:
Ingredientes
2 colheres de chá de óleo de girassol
1 abobrinha ralada
1 xícara de arroz cozido
4 colheres de sopa de queijo cottage
2 colheres de sopa de requeijão light
salsinha a gosto
sal a gosto
alho e cebola a gosto
Modo de preparo
Refogue alho e cebola no óleo de girassol
Adicione a abobrinha ralada e sal a gosto
Coloque o arroz cozido, cottage, requeijão e salsinha
Refogue por mais 5 minutos
Veganismo
São as pessoas que não comem produtos de origem animal, não usam nada testado e nem provenientes deles, como lã e couro. Por isso, os veganos tem uma alimentação ainda mais restrita a alguns nutrientes que vem apenas pela ingestão de proteína animal, como a vitamina b12, por exemplo. Porém, isso não é problema, desde que aconteça com o acompanhamento de um nutricionista e suplementação. As vantagens de ser vegano agregam uma vida mais saudável e um colesterol e diabetes controlados.
Risoto de legumes
Ingredientes
2 colheres de chá de óleo de girassol
Manjericão e orégano a gosto
1 xícara de arroz cozido
150 g de ervilhas
1/2 pimentão
1 cenoura grande
alho e cebola a gosto
Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola
Adicione o manjericão, legumes, arroz cozido e o orégano
Refogue por mais 5 minutos
Crudivorismo
Os crudívoros baseiam a dieta em alimentos crus, por acreditarem que perdem nutrientes e enzimas quando são aquecidos. Sendo assim, eles optam por consumir tudo dessa forma. Não são necessariamente vegetarianos, já que alguns comem carpacio ou sashimi, que são carnes cruas. Normalmente sua alimentação pode ser aquecida até 42ºC, mas não acima disso.
Brigadeiro de pistache e limão
Ingredientes
Suco de 3 limões e raspas da casca
1/2 xícara de coco ralado
1/2 xícara de castanha de caju
3 colheres de sopa de xarope de bordo
1 pitada de sal do Himalaia
70 g pistache
Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes no multi processador e bata até formar uma pasta
Faça bolinhas e enrole no coco, no pistache ou nos dois