Vitaminas e minerais

As vitaminas e sais minerais constituem substâncias essenciais ao organismo, uma vez, que regulam o metabolismo celular e auxiliam os processos bioquímicos que liberam a energia dos alimentos. Para que tais processos ocorram as células do organismo necessitam de uma fonte constante de oxigênio.

A maior parte do oxigênio consumido é utilizado pela mitocôndria para fosforilação oxidativa e reduzido a água. Contudo, uma pequena fração (aproximadamente de 2% a 5%) é convertido em espécies intermediárias de oxigênio (radicais superóxido e hidroxil). Estas espécies são definidas como radicais livres, isto é, substâncias químicas instáveis com um elétron desemparelhado). Contudo, a produção de radicais livres é um produto normal da vida, mas devido a sua alta reatividade alteram e prejudicam estruturas celulares e moléculas.

Inúmeras pesquisas científicas sugerem os antioxidantes ( moléculas com carga positiva que eliminam e evitam a formação de radicais livres ) como protetores do envelhecimento precoce e doenças degenerativas.

As vitaminas e sais minerais são importantes antioxidantes e, nesta categoria, incluem- se como principais as vitaminas E ( a- tocoferol ), vitamina C ( ácido ascórbico ), b- caroteno ) e o mineral Selênio.

Mas o organismo humano sozinho não é capaz de sintetizar todas as vitaminas e sais minerais indispensáveis necessitando, portanto, da contribuição alimentar. E embora as necessidades vitamínicas e de sais minerais, em condições normais sejam mínimas, o estilo de vida do homem moderno, caracterizado por uma vida bastante agitada dificulta a ingestão diária de uma alimentação balanceada e em quantidades que alcancem às recomendações nutricionais para tais nutrientes.

Além disso, fatores ambientais (poluição), o uso indiscriminado de pesticidas, a alta quantidade de corantes e conservantes dos alimentos industrializados, a forma de preparo dos alimentos (cocção e armazenamento inadequados ), o stress físico e mental, tabagismo, entre outros, contribuem para que a absorção dos nutrientes não ocorra de forma adequada, tornando o organismo mais susceptível a deficiências de vitaminas e minerais.

A presença destes fatores associada a ausência de uma dieta alimentar qualitativamente adequada requer a suplementação racional de vitaminas e sais minerais afim de prevenir o organismo do stress oxidativo causado pelo exercício, de deficiências e patologias, além de proporcionar melhor qualidade de vida.

Este texto foi escrito por: Dra. Tatyana Dall Agnol

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts