A época de altas temperaturas está voltando e com ela o desgaste maior de quem treina ao ar livre. O calor intenso é, sem dúvidas, o grande vilão quando os assuntos são desempenho – já que o atleta se cansa mais, e hidratação, uma vez que a falta de umidade do ar faz com que o corpo perca mais líquido. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados e evitar problemas desnecessários na hora de correr. O Webrun listou alguns cuidados que você deve tomar durante essa temporada de calor:

- Filtro solar
Antes de qualquer coisa proteja sua pele, mesmo se o dia estiver apenas com a aquele chamado mormaço. Ficar exposto ao sol sem proteção, pode trazer uma insolação e a longo prazo causar até complicações mais graves como o câncer de pele. Use também óculos de sol para proteger os olhos.
- Evite o sol na cabeça
A viseira, acessório comum entre os corredores, ou um boné são ótimas opções para quem quer proteger o rosto e a cabeça, para quem quer, literalmente, evitar dores de cabeça. Outra função dos acessórios é também ajudar a “segurar o suor” na testa, evitando que tragam algum desconforto ao corredor.
- Roupas leves
Esqueça aquela história de que correr com roupas de frio no calor, amplificará seus resultados. Essa prática pode causar desmaios e até um quadro grave de desidratação. O mercado esportivo oferece diversas opções de tecidos tecnológicos e respiráveis, para favorecer a transpiração, mesmo em altas temperaturas e evitar aquela sensação de estar numa sauna.
- Reveja seus horários e locais de treinos
Uma opção para não sofrer tanto assim com o calor é mudar o horário dos treinamentos, ou para mais cedo ou para mais tarde, a fim de evitar o ápice do sol em horários entre 11 horas e 16 h da tarde, por exemplo.
O corredor também pode buscar novas rotas, mesmo que temporariamente, e optar por locais mais arborizados e com mais sombras durante o percurso.

- Alimente-se bem
Como já falamos, o calor é bem mais desgastante ao atleta, portanto, para evitar a sensação de fraqueza, é preciso se alimentar bem e antes do treino consumir, preferencialmente, alimentos leves, que não dificultam a digestão e que geralmente não causam mal estar. Uma boa opção são as frutas da temporada.
- Hidratação
Beber água antes e após os treinos é sempre importante, nas altas temperaturas então, nem se fala. No verão suamos muito mais do que quando nos exercitamos no resto do ano, por isso é preciso repor esta água e evitar um quadro de desidratação, que além de te tirar dos treinos, pode trazer outras diversas complicações.
Inscreva-se para a I Maratona de Sorocaba Novembro Azul!
- Fique sempre atento
O corpo dá sinais de quando algo não vá bem, por isso, mesmo seguindo todas as dicas anteriores, é necessário prestar atenção no que sente. Muita gente, por exemplo, sofre de pressão baixa quando os termômetros estão lá em cima, se esse é o seu caso, manter uma fonte de energia, seja uma bebida com esse fim ou uma barrinha de cereais, irá te ajudar a não ter problemas correndo sob o calor.
Se se sentir desconfortável com algo, se estiver cansado, pare o treino e procure a ajuda de um profissional, afinal, a saúde deve estar sempre em primeiro lugar.
