Você respira pela boca? Saiba 5 motivos para parar já e começar a respirar pelo nariz

Se você respira pela boca saiba que não é normal. Dessa forma, é tão importante identificar a causa desse problema e o tratamento a ser seguido. Você sabia que doenças como otites, amigdalites, resfriados e até a pneumonia podem ser causadas por meio das contaminações via oral? E, infelizmente, não é só isso não.

Segundo o otorrinolaringologista Dr. Alexandre Colombini, a respiração oral pode causar a deglutição de ar, o que recebe o nome de aerofagia. O ar no estômago provoca gases dando uma sensação de estômago cheio, arrotos e flatulência podem ser frequentes. Além de prejudicar o olfato e paladar.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Você respira pela boca? Saiba 5 motivos para parar já!
Foto: Adobe Stock

“E mesmo respirando pelo nariz e com a boca fechada durante o dia, seu nariz pode entupir somente de noite, induzindo a respiração oral. Durante à noite, acontece uma dilatação dos vasos do nariz podendo levar a um inchaço da mucosa nasal e a obstrução nasal, principalmente nos pacientes que já tem outros sintomas de rinite ou desvio de septo. E babar no travesseiro, roncar, acordar com a boca e lábios secos e com dor de garganta, mau hálito, e rouquidão pela manhã podem ser sinais de respiração oral durante o sono. Não necessariamente acontece tudo ao mesmo tempo. Fique alerta”, ressalta o especialista.⠀

+ Faça sua inscrição para sua próxima corrida aqui!
+ Participe de um desafio virtual.


Colombi explica ainda que respirar pelo nariz evita doenças e má formações bucais desde a infância e também reduz a ansiedade, melhora rinite e asma. Veja outras vantagens:

1- O nariz realiza um verdadeiro tratamento do ar, filtrando impurezas e micro-organismos.

2- Quando o oxigênio passa pelas cavidades nasais, ele é aquecido e umidificado, chegando às condições ideais no pulmão para ocorrer a hematose (troca do oxigênio pelo gás carbônico no sangue) com maior rapidez e eficácia.

3- Há estudos científicos que comprovam que uma respiração nasal adequada faz com que a capacidade física aumente em cerca de 20%.

4- Respirar pelo nariz permite que os órgãos do corpo trabalhem perfeitamente, ajuda a controlar o estresse e a ansiedade, renova e aumenta a energia do corpo, melhora a concentração e garante uma noite de sono tranquilo.

5- Na infância, a respiração nasal evita alterações na face da criança. A respiração pela boca pode entortar os dentes e causar gengivite. Também pode ocorrer a chamada Síndrome da Respiração Bucal (SRB), que é responsável por problemas de sono, ansiedade, causando baixo desempenho escolar, sonolência diurna, além de oferecer maior possibilidade de desenvolvimento de infecções respiratórias.

Leia também:

 Dicas para escolher o tênis ideal para a sua corrida 
– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts