Você sabe o que é um alimento de caloria vazia?

Com uma alimentação cada vez mais rasa e a preocupação focada somente no valor calórico do que ingerimos, estamos perdendo a referência dos alimentos que são saudáveis. O corpo é uma máquina que necessita diariamente de vitaminas, minerais, antioxidantes e muitos outros compostos e o chamado “alimento de caloria vazia”, é exatamente o que não possui nenhum desses elementos.

Para quem não sabe, os alimentos considerados de calorias vazias são os produtos industrializados como refrigerantes, alguns biscoitos, pães, torradinhas, barras de cereais e alimentos lights que tem menor teor de calorias, assim como de nutrientes.

A nutricionista Fernanda Cabanas recomenda que foquemos nos alimentos de verdade. “O melhor é buscar sempre frutas, legumes, grãos e por aí vai. Temos que oferecer ao nosso organismo os nutrientes, já que as células funcionam a partir deles e as calorias são apenas consequências do alimento”, diz.

Fernanda explica que cada indivíduo deve olhar de uma forma os rótulos. “Se a pessoa apresenta alguma doença cardiovascular é importante olhar os tipos de gordura e o sal, mas se o caso for diabetes, resistência insulínica ou obesidade, ela terá que observar a quantidade de açúcares. Por lei de rotulagem o fabricante é obrigado a descrever quais são os ingredientes, sendo o primeiro o que mais contém no produto”.

A nutricionista Fernanda Cabanas recomenda que foquemos nos alimentos de verdade. “O melhor é buscar sempre frutas, legumes, grãos e por aí vai Foto: Mintybear/Fotolia A nutricionista Fernanda Cabanas recomenda que foquemos nos alimentos de verdade. “O melhor é buscar sempre frutas, legumes, grãos e por aí vai Foto: Mintybear/Fotolia

Um dos principais erros de nossa alimentação é ter aversão a frutas consideradas com grande quantidade de calorias como abacate, banana, manga e coco. “Se comparadas a kiwi, pêssego e frutas vermelhas elas realmente apresentam mais calorias. No entanto não são vazias e sim cheias de nutrientes antioxidantes, carboidratos e gorduras boas que, quando consumidas na quantidade correta e com a indicação de um profissional podem ser ótimas opções”, diz.

Este texto foi escrito por: Christina Volpe

Redação Webrun

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