Você sabia que o pilates pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares?

As doenças que afetam o coração são a maior causa de mortalidade no Brasil, por isso, é importante se prevenir e cuidar da saúde, para evitar o risco de ser acometido por tais problemas. Entre as causas das doenças cardiovasculares, estão os níveis de colesterol “ruim” no sangue, pressão alta, diabetes, tabagismo, obesidade e sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a prática de exercícios físicos regulares pode reduzir em até 25% o risco de problemas cardíacos, entre elas o pilates é uma ótima opção.

+ Siga o Webrun no Instagram!

Você sabia que o Pilates pode te ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares?
Foto: Adobe Stock

O pilates é uma atividade que trabalha com diversos músculos, desenvolvendo flexibilidade, força, aumento do equilíbrio, condicionamento e ainda pode ajudar a diminuir a pressão arterial elevada, gordura corporal e estresse. Mas, associar uma alimentação saudável também é imprescindível para manter o corpo funcionando de maneira saudável. Considerada uma das mais democráticas entre todas as atividades, o pilates não tem restrição de idade, nem exige condicionamento físico. Jovens, adultos, grávidas e idosos podem praticar sem medo.

Existem estudos que mostram a eficácia e os benefícios do Pilates para a saúde de cardiopatas, a partir de exercícios leves e moderados, que não exijam esforço físico extremo. “É indicado que o paciente que já possui alguma doença de cunho cardiovascular comece a exercer o Pilates assim que houver liberação clínica (junto à ajuda de um especialista na área de exercícios físicos), e aqueles que querem começar já a prática, que busquem um local apropriado e sigam, sem menos importância, orientações profissionais também”, reforça a professora Josi Araújo, da Pure Pilates.

Conheça seu próximo desafio na corrida de rua!

O pilates também incorpora exercícios respiratórios, o que significa que ele é capaz de acalmar o sistema nervoso. Isso é importante não apenas para evitar o cansaço, mas também para evitar o aumento dos níveis de cortisol, conhecidos por desacelerar a perda de peso, uma vez que o cortisol estimula a produção de glicose, que pode se transformar em gordura.

Outra vantagem da atividade é conseguir amenizar sintomas de estresse e a ansiedade, já que um princípio fundamental do pilates é a respiração. Você aprende a respirar corretamente, o que ajuda a acalmar o cérebro, criando uma resposta psicológica no corpo que naturalmente diminui o estresse e a ansiedade.

Os benefícios da prática são imensos. Entretanto, lembre-se de procurar um profissional da área para auxiliá-lo na prática do Pilates e garantir que essa seja feita de maneira correta, isso vale tanto para pacientes já diagnosticados, quanto para aqueles que desejam prevenir a possibilidade de doenças cardíacas.

Leia também:

– Fortaleça a lombar e melhore a sua performance
– Alimentação pré e pós treino: o que consumir?

– Conheça os principais benefícios da caminhada para a saúde
– Exercícios para manter o core fortalecido
– 6 dicas para começar adotar hábitos saudáveis 
– Má postura no exercício ou no dia a dia? Dor no ombro ao correr? Confira as dicas do ortopedista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts