Volta da Pampulha tem retorno de sua maior campeã, Lucélia Peres

Lucélia esteve sete vezes no pódio da Pampulha (foto: Sérgio Shibuya / ZDL)
Lucélia esteve sete vezes no pódio da Pampulha (foto: Sérgio Shibuya / ZDL)

A maior campeã da Volta Internacional da Pampulha, que ocorre no domingo (04/12) em Belo Horizonte, voltará a disputar a prova. Afastada das competições nos últimos dois anos por conta de uma grave lesão no calcanhar, Lucélia Peres foi campeã em 2004, 2005 e 2006.

“É [uma prova] muito bacana de se correr, pois tem atletas fortíssimos, de nível internacional”, conta a tricampeã. “Fez com que eu fosse conhecida no cenário mundial”, completa Lucélia, que correu oito edições da Pampulha, chegando ao pódio em sete oportunidades.

A brasiliense bateu o recorde da prova em 2005 (com 1h00min57), mas teve a marca superada em 2009 pela queniana Pasalia Chepkorir (1h00min39), mesmo ano em que Lucélia se lesionou. “O problema me tirou de várias competições, mas estou voltando aos poucos e intensificando meus treinamentos para essa corrida”, diz a fundista, que ainda não retomou uma grande sequência de competições.

A prova masculina pode decidir o vencedor do Ranking Caixa/CBAt de Corredores de Rua 2011, com a presença dos dois primeiros colocados, Giomar Pereira e Gilmar Silvestre, separados por 45 pontos. Além da vantagem na pontuação, Giomar corre motivado por estar “em casa”, já que é atleta do Cruzeiro.

Na categoria feminina, além de Lucélia, a Volta da Pampulha contará com a presença das melhores fundistas do Brasil. Estão confirmadas as participações de Conceição Oliveira campeã antecipada do Ranking Caixa/CBAt feminino Edielza Guimarães, Sueli Pereira, Marily dos Santos, Maria Zeferina Baldaia e Tatiele Roberta de Carvalho.

Talvez até por conta da presença de tantas atletas de alto nível sem falar nas quenianas, que venceram as últimas quatro edições Lucélia Peres adota discurso modesto. “É uma ótima oportunidade para que eu possa me preparar para o ano que vem”, afirma fundista, especialista no mais célebre percurso belo-horizontino.

Este texto foi escrito por: Webrun

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts