Webrun Visita: fomos conhecer as tecnologias do Estúdio Motriz para quem corre

Inaugurado em outubro de 2016, o Estúdio Motriz é uma clínica de saúde especializada em movimento, que promove a prática de exercícios físicos para a manutenção da vida saudável. Com o uso de várias tecnologias avançadas e o conhecimento de médicos, fisioterapeutas e educadores físicos, a clínica oferece diversas atividades. O Webrun visitou o local para conhecer um pouquinho sobre elas, confira!

Foto: Divulgação
Clínica alia os benefícios da tecnologia ao treinamento funcional/ Foto: Divulgação

Quem procura o Estúdio Motriz começa sempre fazendo um check up geral, ou seja, uma avaliação cardiológica, ortopédica, funcional e física para entender o estado atual de saúde e as particularidades de cada pessoa.
A base para as atividades no Estúdio Motriz é o método chamado Treinamento Inteligente, que tem o funcional como uma base, só que voltado a esportes específicos. “Isso porque o funcional consegue desenvolver todas as capacidades físicas: potência, equilíbrio, coordenação, fortalecimento do core e até prevenção de lesões”, ressalta a treinadora Vanessa Menache.

As atividades oferecidas pela clínica são tanto de diagnóstico, prevenção e preparação física, quanto de tratamento de lesões. Tudo depende do objetivo específico de quem procura. Nessa hora que o uso das tecnologias faz toda diferença, um exemplo disso é a termografia, um aparelho usado para medir a temperatura de várias partes do corpo, mapeando as sobrecargas no sistema musco-esquelético e otimizando a prescrição de fisioterapias e exercícios físicos.

Uma das atividades mais interessantes do Estúdio, para quem pratica corrida, é a avaliação de pisada. O atleta anda sobre uma plataforma formada por sensores de pressão, nela é avaliada a distribuição do peso do corpo entre as porções do pé, picos de pressão, tempo de contato com o solo e, principalmente, os riscos de alterações biomecânicas do pé, da pelve e da coluna.

Eletrodos emitem estímulos capazes de ativer até 300 músculos ao mesmo tempo/ Foto: Carolina Abrantes
Eletrodos emitem estímulos capazes de ativer até 300 músculos ao mesmo tempo/ Foto: Carolina Abrantes

Outra tecnologia também bastante conhecida é a Miha, um treinamento de eletroestimulação do corpo inteiro, capaz de ativar 300 músculos, inclusive os mais profundos de uma só vez, em um treino de apenas 20 minutos, que equivale a uma sessão de 1 hora de uma atividade física tradicional, como a musculação. A tecnologia pode ser usada por quem quer emagrecer, trazer benefícios à prática de esportes de alta performance, se reabilitar, tratar dores nas costas, perder medidas e até mesmo para minimizar celulites.

Participe da Corrida e Caminhada Kolbiana – Etapa Riacho Grande!

“Esses eletrodos são usados tanto para o relaxamento quanto para a contração muscular, assim como é feito na fisioterapia. O grande diferencial dessa tecnologia alemã é não servir para pontos localizados apenas, ela consegue ativar simultaneamente vários grupos musculares, economizando tempo e acelerando os ganhos”, explica o ortopedista Dr. Tomas Mosaner.

Para quem se preocupa com o impacto nas articulações, uma das novidades é o Zero Runner, o aparelho traz os mesmos ganhos da corrida, porém sem nenhum impacto nas articulações, por isso é recomendado para iniciantes na modalidade que estão acima do peso e não podem se expor a impactos e para quem está voltando de lesões.

Nossa editora Christina Volpe testando o Zero Runner/ Foto: Carolina Abrantes
Nossa editora Christina Volpe testando o Zero Runner/ Foto: Carolina Abrantes

“Diferente de outros aparelhos, como o transport, que também não traz impacto ao praticante, o Zero Runner é mais específico, pois simula os movimentos da corrida, trabalhando toda a musculatura que é utilizada na modalidade, fortalecendo principalmente glúteos e quadril, além de ajudar a corrigir erros de passada, um dos grandes problemas de quem corre”, afirma Mosaner.

Além disso, o Estúdio Motriz também conta com práticas de acupuntura – tradicional e a laser, que substitui o uso de agulhas, RPG (Reeducação Postural Global), assessoria metabólica para o estudo do metabolismo durante as atividades físicas e o repouso e a Therapy Taping, feita com estímulos que trazem benefícios para o desenvolvimento neuropsicomotor, alívio de quadros de dor, auxílio na contração muscular e na correção postural, dentre outros.

SERVIÇO:

Estúdio Motriz 

Endereço: Avenida Brasil, 564 – Jardim América. São Paulo-SP

Telefone: (11) 3885-0092

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Carolina Abrantes

Carolina Abrantes

Estudante de jornalismo, já metida a repórter. Encantada pelo mundo dos esportes e pela forma como eles podem mudar a vida das pessoas.

Ver todos os posts