

A 29a edição da Dez Milhas Garoto pintou de amarelo a orla de Vitória, que amanheceu nublada, mas logo foi dominada pelo sol. Milhares de corredores largaram às 8h da manhã, na Praia de Camburi, com temperatura em torno de 20 graus. A Elite Masculina subiu junto a Terceira Ponte, que liga as duas cidades, e na descida, no sexto quilômetro, Wellington forçou o ritmo e começou a abrir. Aumentou sua vantagem e correu sozinho pelas ruas de Vila Velha até chegar em frente da fábrica da Chocolates Garoto para fazer uma grande festa e ser aplaudido por centenas de pessoas que lotavam as arquibancadas.
“Prova difícil, na descida da ponte eu saí e o queniano tentou me acompanhar mas não conseguiu. Aí segui forte porque estou bem preparado. Foi um ótimo teste para meu próximo desafio, a Maratona de Berlim, no dia 16 deste mês. Estou feliz por levar este título para Pernambuco e ter sido o primeiro brasileiro a ganhar depois do Marilson em 2010”, explicou o campeão. Depois de Berlim, Wellington quer fazer uma preparação específica para a Volta da Pampulha, em Belo Horizonte, e para a São Silvestre, ambas em dezembro.

Franciane dos Santos Moura estava feliz com sua estreia na Dez Milhas Garoto. “Acompanhei as africanas até próximo do final, mas aí elas abriram. É difícil vencê-las, mas não é impossível. É preciso treinar mais para isso. Mesmo assim ser a melhor brasileira foi muito bom”, afirmou a paraense radicada em Manaus.

Pedido de casamento – A Dez Milhas Garoto é considerada uma das principais corridas de rua do Brasil pela tradição, por reunir alguns dos melhores atletas do País e do exterior e por receber um contingente impressionante de corredores que vêm de vários estados.
A prova é uma grande festa dos amadores e nesta edição teve até uma situação inusitada. Assim que cruzou a linha de chegada Tales se ajoelhou e pediu Jade em casamento. Surpresa, ela aceitou e ambos se abraçaram e começaram a ser comemorados pelos amigos que estavam em volta. “Nos conhecemos na corrida, nos apaixonamos e nada mais justo do que eu pedi-la em casamento aqui na Dez Milhas Garoto”, relembrou Tales. A data vai depender da namorada. “Acredito que vamos correr a próxima Garoto como noivos e o casamento sairá depois”, antecipou Jade.

Resultados:
Elite Masculina
1- Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro) – 48min55s
2- Gilmar Silvestre Lopes (Cruzeiro) – 50min11s
3- Geofry Kipchumba (Quênia) – 50min15s
4 – Paul Kipkemoi Kipkorir (Quênia) – 50min27
5 – Valério de Souza Fabiano (Cruzeiro) – 50min38s
Elite Feminino
1 – Esther Chesang Kakuri (Quênia) – 57min18s
2 – Meseret Gezahegn Merine (Etiópia) – 58min18s
3 – Franciane dos Santos Moura (Cruzeiro) – 58min33s
4 – Rejane Bispo da Silva (File/Marcia Narloch) – 58min57s
5 – Mirela Saturnino Andrade (Marinha do Brasil) – 59min43s
Cadeirante Masculino
1- Leonardo de Melo – 46min50s
2- Edicarlos Cerqueira dos Santos – 54min17s
3- Marcos Vinicius Barcellos da Silva – 1h05min23s
Cadeirante Feminino
1- Vanessa Cristina de Souza (Fast Wheels) – 46min50s
2- Josiane Nowacki – 1h08min53s
3- Angelina Nascimento da Silva – 1h35min25s