Foto: Carolina Abrantes/ Webrun
Na manhã deste sábado (12) Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, recebeu o XTerra Brazil Tour, etapa que qualificou 50 atletas para o XTerra World Championship, que acontece dia 28 de outubro no Havaí. A largada da prova foi dada às 8h para os 1,5 km de natação, 22,5 km de mtb e 8,5 de corrida.
Foto: Carolina Abrantes/ Webrun
Na elite masculina o campeão do XTerra Brazil foi o neozelandês de 26 anos Kieran Mc Pherson, que já venceu o XTerra Argentina e ficou na segunda colocação nesta mesma etapa em 2017, ele cruzou a linha de chegada com 2h43min12s, cerca de 11 minutos a mais do que o campeão do ano passado. Seguido pelo canadense Karsten Madsen com 2h43min40s, o brasiliense Alexandre Manzan com 2h48min53s.
Foto: Carolina Abrantes/ Webrun
O brasileiro de 43 anos afirmou que não esperava chegar entre os três primeiros. “Foi uma surpresa para mim chegar em terceiro, sigo treinando, mas é difícil competir com essa molecada mais jovem que vem treinando muito. Foi inesperado, mas vim consciente dentro das minhas limitações, segurei um pouco no final e tive a felicidade de chegar entre os três”.

Triathlon feminino marcado pela superação
Já no feminino, a brasileira Sabrina Gobbo sagrou-se bicampeã do XTerra Brazil com 3h30min50s, cerca de 18 minutos a mais do que quando venceu em 2017. O pódio foi completado por Laura Mira Dias (3h37min29s) e Carolina Nieva (3h40min01s).

Sabrina contou que teve problemas com o pneu da bike durante os 2,5km. “Foi a primeira vez aqui que tive problemas técnicos, a lateral do meu pneu rasgou e por um momento passa tudo pela cabeça, eu já saí atrás na água e achei que não conseguiria buscar esse bi, fiz muita força na bike, minha corrida também foi pior do que a do ano passado, mas estou muito feliz que no final deu tudo certo”.

A segunda colocada, a triatleta Laura Dias definiu sua colocação como uma superação. “Comecei esse ano muito mal, passei por alguns problemas pessoais também, foi bem difícil encaixar uma rotina de treinos. Fiquei bastante satisfeita com o resultado, o campo de disputa hoje estava surreal, eu só queria estar bem na chegada e deu certo”, comemorou Laura.
A próxima etapa, XTerra Lagoa dos Ingleses, acontece dias 21 e 22 de julho em Nova Lima, Minas Gerais.

O evento movimentou a cidade
Ilhabela recebeu centenas de visitantes para participar e prestigiar o XTerra Brazil. Para o prefeito Márcio Batista Tenório é uma honra a sediarem mais uma etapa de um evento que acontece internacionalmente. “Para Ilhabela traz uma visibilidade enorme, muitos atletas participando, movimentando a economia da cidade, gerando emprego e renda, além de motivar a população a querer praticar cada vez mais algum esporte”, declarou.
Confira outras fotos do triathlon no XTerra Brazil: