Xterra se reinventa e cria ultramaratona noturna de 50 quilômetros

O percurso dos 50 km será em meio às trilhas da Costa Verde (foto: Antonio Lima / Fotocom.net)
O percurso dos 50 km será em meio às trilhas da Costa Verde (foto: Antonio Lima / Fotocom.net)

Reinventar-se a cada ano. Essa é a ideia de Bernardo Fonseca, diretor da X3M Brasil, empresa que organiza o Circuito XTerra no Brasil. Com essa linha de pensamento ele anuncia para a etapa de Mangaratiba (13 e 14/08), uma ultramaratona de 50 quilômetros a ser disputada durante à noite nas trilhas da região.

“Trouxemos um novo parceiro, a The North Face, que tem o viés de desafio e ultrapassar limites”, comenta Bernardo sobre o patrocínio da marca esportiva norte americana. Antes de definir a distância de 50 quilômetros, houve diversas negociações sobre o formato ideal. “Pensamos em revezamento, mas não combinava com o espírito XTerra. Então mantivemos os nove quilômetros já existentes de outras edições, adicionamos a distância de 18 e trouxemos os 50, para aqueles que desejam romper limites”, enfatiza o organizador.

Batizada de XTerra Endurance, a competição passará pelas trilhas da região da Costa Verde, com saída às 16h no interior do Hotel Portobello Resort & Safari, arena do evento. “Não montamos nenhum desafio impossível de ser feito, mas o objetivo é que as pessoas sempre busquem algo mais para se desafiarem”, ressalta Bernardo.

Em 2011 o XTerra conta com dez etapas, incluindo provas organizadas pela X3M e outras menores, a cargo de empresas parceiras, que servem como treinamento para as disputas maiores. Cada evento tem uma configuração diferente, já que além do triathlon também são disputadas provas de duathlon, corrida, mountain bike, natação e corrida para crianças.

“Queremos mostrar aos atletas que o XTerra é muito mais do que uma prova de triathlon, como muitos pensam”, relata Bernardo. “Ao juntar todas as tribos num único evento temos mais chances de obter sucesso. Fazemos provas para toda a família, sempre tendo a natureza como principal protagonista”. As competições chegam a receber 300 participantes no triathlon, 500 a 600 crianças nas disputas infantis, dois mil corredores na corrida noturna e 700 nadadores no swim challenge.

Depois de Angra dos Reis, a XTerra Endurance também será realizada na prova de Ilhabela, nos dias 10 e 11 de setembro, mas ao contrário da primeira etapa o percurso será mais desafiador, devido ao terreno acidentado do local. As inscrições para os 50 quilômetros são limitadas a 100 corredores e poderão ser feitas a partir de segunda-feira (04/07) nas lojas The North Face e no site do evento, o www.xterrabrasil.com.br.

Este texto foi escrito por: Alexandre Koda

Redação Webrun

Redação Webrun

Releases, matérias elaboradas em equipe e inspirações coletivas na produção de conteúdo!

Ver todos os posts