• Bem Estar - Yoga: seis posições inserir no seu dia a dia e ter mais saúde

Yoga: seis posições inserir no seu dia a dia e ter mais saúde

Os benefícios da yoga são enormes! A prática ajuda a aliviar o stress, melhora a memória e a concentração, corrige a postura e até ajuda as crianças a melhorar o desempenho na escola. O que você está esperando, então, para aderir à atividade? Se sua desculpa é falta de tempo, pode providenciar o tapetinho porque, hoje mesmo, você vai começar a fazer yoga! A instrutora de yoga, Amanda Preto ensinou 6 posições super simples que você pode fazer todos os dias, sozinho. A atividade leva apenas alguns minutos, espaçados durante todo o dia, e os benefícios são inúmeros. Veja quais são elas:

1. Balasana

A postura da criança é fácil e ótima para quando você está cansado Foto: Microgen/Fotolia

A postura da criança é fácil e ótima para quando você está cansado Foto: Microgen/Fotolia

A postura da criança é simples de se executar. Você se ajoelha, deita o tronco em cima das coxas, a testa no chão, braços ao lado do corpo e relaxa. Por ser uma postura restaurativa, ela relaxa todo o corpo. Durante a prática do yoga mais avançada se você cansa ou sente algum desconforto pode sempre apelar para a postura da criança, ela é muito boa para recuperar as energias. Além de trazer também uma sensação de introspecção, ajuda você a refletir sobre os seus pensamentos prestar mais atenção no seu corpo e pode ser feita logo pela manhã ou antes de dormir. Não tem contra indicação, é bom fazer sempre que puder.

2. Vrksasana

Foto: javiindy/Fotolia

Equilíbrio e consciência corporal são dois benefícios que essa posição trás para quem a pratica Foto: javiindy/Fotolia

Essa também é conhecida como a postura da árvore, têm como principal benefício equilíbrio e a concentração. Ajuda você a trazer mais consciência corporal, porque precisa ativar todo o corpo para se manter com uma perna só no chão. Então basicamente você fica em pé, gira os ombros para trás, peito para frente olhar na mesma direção e deixa os pés levemente afastados. Levante uma das pernas, olhe para um ponto fixo já e coloque a sola de um dos pés na parte interna da coxa. O ideal é que o joelho que está flexionado fique na mesma linha do quadril, então você vai precisar abrir o quadril para frente girar as virilhas na mesma direção. Por fim, você coloca as mãos em frente ao peito e depois sobe as mãos acima da cabeça. Faça de cinco a 10 expirações se possível, é difícil,  mas manter o equilíbrio ajuda ativar também a musculatura das pernas então fortalece todo o corpo.

3. Virabhadrasana 2

Foto: f9photos/Fotolia

Essa posição fortalece e dá equilíbrio Foto: f9photos/Fotolia

A terceira é o guerreiro 2. Essa é uma postura que fortalece as pernas, braços, tonifica todo o corpo e também traz mais consciência corporal. É ótima para corredores, porque o esforço maior realmente está nas pernas, no grupo maior de músculos que é o quadríceps. A pessoa começa de pé, dá um passo largo para trás com uma das pernas e deixe a sola do pé bem firme no chão. Flexione a perna da frente a 90 graus, estenda bem a perna de trás e abra seu tronco lateralmente, abrindo os braços e olhando para mão do mesmo lado da perna que está flexionada. Então se você flexionar a perna direita você vai olhar para o seu braço direito para o dedo médio do seu braço direito. Abra bem o peito, coluna reta e as virilhas apontando bem para frente, então você faz uma abertura de virilha fortalece o interno das coxas e também ajuda.

4. Vasistasana

Foto: fizkes/Fotolia

O segredo é levantar seu quadril, abrir o peito e girar os ossos do quadril para cima, assim você não perde o equilíbrio Foto: fizkes/Fotolia

 

A outra posição é uma prancha lateral sem o antebraço no chão. Você começa fazendo uma prancha e depois transfere o peso do seu corpo para um dos lados do corpo. Comece sempre pelo lado direito, transfira o peso para o lado direito a fixe a sola do pé no chão. Depois tire o seu lado esquerdo do corpo do chão e eleve o braço. Olhe para sua mão esquerda se possível.

Contraia bem o abdômen, é uma postura que trabalha isometria então ela vai fortalecer todo o grupo abdômen que é o core, principalmente, os braços e trazer mais equilíbrio. Além disso mais equilíbrio, fique 30 segundos de cada lado que equivale mais ou menos a cinco respirações. Colocar o antebraço no chão, apenas se tiver algum problema, como dor no ombro, cotovelo ou articulação do braço.

5. Dhanurasana

Foto: fizkes/Fotolia

Foto: fizkes/Fotolia

Você vai ficar de barriga para baixo, flexionar as duas pernas com o calcanhar perto do bumbum e vai levar as mãos no peito de cada pé ou no tornozelo. Inspire com o tronco todo no chão, olhando para frente e exalar. Eleve simultaneamente braços e pernas, você vai jogar sua mão para cima e para trás e ao mesmo tempo vai puxar o seu pé em direção a mão e segurar seu calcanhar. Sem perder a respiração, fazer de cinco a 10 inspirações.

É uma postura que fortalece e abre bem o peito. Então melhora a capacidade de carga respiratória, eleva a frequência cardíaca,  e ajuda também a fortalecer a lombar. Mantenha os joelhos unidos para não machucar a sua lombar.

6. Ardha matsyendrasana

Foto: paultarasenko/Fotolia

Foto: paultarasenko/Fotolia

Sentado com as pernas estendidas, flexione sua perna direita e deixe o seu pé na altura do joelho esquerdo. Você vai inspirar, girar os ombros para trás, virar para o seu lado direito e abraçar com seu braço esquerdo o seu joelho direito. A mão direita atrás do seu corpo, você vai olhar por cima do seu braço direito. Permaneça aí de cinco a 10 inspirações, a respiração é mais abdominal então provavelmente você vai sentir o ar entrando mais pelo abdômen do que pelo que pelo pulmão, e cada vez que você exala, gire mais o seu tronco, abrindo mais o peito para torcer a coluna. O benefício principal da postura de torção é trabalhar a coluna de forma integral tirando impurezas das nossas vértebras, porque não é o movimento que a gente está acostumado a trabalhar no dia a dia com isso mantenha a saúde da coluna.

Comentários

Tags:, , , , ,
Gabriel Gameiro
Estudante de jornalismo, que caiu no mundo dos esportes por acidente e com o tempo aprendeu a amar. Gosta do que faz e apesar de ainda não ser um corredor ama fazer spinning e cobrir corridas.
Publicidade

Calculadoras Webrun

Publicidade